sábado, 5 de março de 2011

Bactérias: curiosidades e utilidades!

O artigo a seguir, é parte da monografia elaborada por mim, para a obtenção do título de Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas.

===============================

Os procariontes são os menores organismos e os mais simples estruturalmente. Em termos evolutivos, eles são também os mais antigos organismos da Terra (foram encontrados fósseis de cerca de 3,5 bilhões de anos). E, consistem de duas linhagens distintas: Bacteria (ou eubactéria) e Archea. (UFSC, 2004)

A estrutura das bactérias é formada por diferentes macromoléculas. Todos os tipos de células são constituídos de cerca de 70% de água. Devido à presença da parede celular rígida que envolve toda a membrana celular, as bactérias se nutrem apenas de material em solução (TRABULSI, 2002).

As células bacterianas são pequenas e medidas em micrômetros (µm), 1µm equivale 0,001mm. A menor bactéria tem 0,2 µm (Chlamydia), há células de Spirochaeta com 250 µm de comprimento. A maior bactéria conhecida é a Epulopiscium fishelsoni que foi encontrada no Mar Vermelho e na costa da Austrália no intestino de um peixe com mais de 600 µm de comprimento. Na maioria das vezes o tamanho médio de uma bactéria é de 1-10 µm. (UFSC, 2004)

As bactérias são utilizadas para a produção de antibióticos e vitaminas. O antibiótico neomicina é produzido por células do gênero Streptomyces. A indústria química utiliza bactérias para produzir substâncias como o metanol, butanol, acetona. A tecnologia do DNA recombinante, também denominada "Engenharia Genética", tem permitido alterar geneticamente certas bactérias produzindo substâncias economicamente interessantes, como insulina humana, produzida por estes organismos procariontes geneticamente modificados. (UFSC, 2004)

As bactérias são decompositores. Após morrerem, animais, plantas e outros seres são decompostos por fungos e bactérias. Não só o corpo sem vida pode ser decomposto, mas também dejetos e secreções como urina, fezes são processados por bactérias. Estes organismos degradam a matéria orgânica sem vida em moléculas simples que são liberadas no ambiente e podem ser novamente utilizadas por outros seres (TRABULSI, 2002).

As bactérias podem decompor aeróbia ou anaerobiamente matéria orgânica. Quando em um lago ou rio existe uma grande quantidade de substâncias orgânicas, como esgoto, e não há suficiente oxigenação desta massa de água, acontece a decomposição anaeróbia ou putrefação. Pode-se promover a decomposição aeróbia de matéria orgânica em estações de tratamento de esgoto, produzindo aeração do esgoto, aumentando a quantidade de oxigênio dissolvido na água, assim entram em ação as bactérias aeróbias que causam o processo de biodegradação do esgoto, sistema conhecido como "lodo ativado". As bactérias anaeróbias metanogênicas também podem ser utilizadas para a biodigestão de matéria orgânica de esgotos e lixo doméstico em tanques chamados biodigestores. (UFSC, 2004)

Para a construção de novos componentes celulares ou para a obtenção de energia são utilizadas substâncias chamadas nutrientes, que são divididos em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são necessários em grandes quantidades por serem os principais constituintes dos compostos orgânicos celulares e também são utilizados como combustível. São formados por C, O, H, N e S e totalizam cerca de 90% da composição celular. Os outros 10% são os micronutrientes como o K, Ca, Fe, Mn, etc. (UFSC, 2004)

A figura 1 mostra a estrutura básica de uma bactéria.


Figura 1 – Estrutura básica das bactérias
Fonte – TRABULSI, 2002



REFERÊNCIAS

TRABULSI, Luiz Rachid et al. Microbiologia. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2002. 586 p.

UFSC. Bactérias. Florianópolis: 2004. Disponível em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2004/microorganismos/BACTERIAS.htm. Acesso em: 01 agosto 2007.



OBSERVAÇÕES

Não vou disponibilizar esta monografia na íntegra, como fiz com a monografia “Desdobrando características e propriedades apresentadas por azocorantes e sua utilização na fabricação de filmes nanoestruturados com aplicações ópticas”, também disponível neste blog, contudo, caso alguém queira saber mais sobre o projeto desenvolvido nela, pode visitar os demais posts no blog que trazem partes dela (vide final do post) ou, caso não encontre nesses posts a parte que lhe interessa, deixe um comentário, ou envie-me um e-mail.


COMO CITAR ESTE ARTIGO (POST)

SALVADOR, Érica de Liandra. Caracterização de biossurfactante extraído de cultura de Bacillus subtilis por métodos de espectroscopia RAMAN e de Infravermelho. Trabalho de Conclusão de Curso [Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas]: Centro Universitário Fundação Santo André – FAFIL. Santo André, 2008. 52 f. Disponível em: http://infinito-e-diverso-els.blogspot.com/. Acesso em: (coloque aqui a data que você acessou o artigo).

Orientador: Ricardo Pedro (lattes)


Você poderá encontrar outras partes dessa monografia em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...