quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Viúva-Negra


Ordem: Araneae
Época acasalamento: Primavera
Família: Theridiidae
Período de incubação: 14 – 30 dias
Gênero: Latrodectus
Número de ovos: 50 – 250
Espécie: Latrodectus mactans
Longevidade: 1 – 2 anos
Comprimento: Fêmea: 1,5 cm; Macho: 0,8 cm
Intervalo procriação: 4 – 9 sacos de ovos produzidos no verão
Maturidade sexual: 70 – 90 dias
Dieta: pequenos insetos, aranhas etc.

                                                      Fig.1 - Viúva-negra.



Estas aranhas venenosas de coloração preta brilhante são as mais comumente conhecidas. As viúvas-negras são solitárias e passam parte das suas vidas esperando que insetos fiquem enredados nas teias. As fêmeas têm uma mancha em forma de ampulheta vermelha no abdômen, enquanto os machos são menores e têm patas mais compridas. Apenas a viúva-negra fêmea é venenosa; os machos e crias são inofensivos.

As teias tecidas pelas viúvas-negras têm cerca de 30 cm de diâmetro e parecem aleatórias, mas têm uma estrutura em funil definida. Tecem-nas próximo ao solo, em locais escuros como a base de pequenos arbustos ou entre montes de detritos. Em baixas temperaturas, podem ser encontradas em celeiros. A fêmea fica pendurada de barriga para cima e raramente deixa a teia. A viúva negra tem pouca visão e depende dos pelos e cerdas sensitivas para detectar as vibrações que alertam para a existência de presas na teia.

A aranha morde em autodefesa ou enquanto guarda ovos. Apesar de sua força considerável, o veneno raramente mata humanos, pois apenas uma pequena quantidade é injetada. No entanto, pode causar dores abdominais, bem como espasmos musculares na base dos pés e aflitivas dificuldades respiratórias.

Quando o macho encontra uma fêmea receptiva, transfere esperma para o corpo da fêmea com órgãos que possui nos pedipalpos (órgãos sensitivos na cabeça). A fêmea põe então vários sacos de ovos, contendo até 250 ovos cada, os quais protege ferozmente.

                                Fig.2 - Fêmea protegendo um saco de ovos que pôs na sua teia.

Estes sacos de seda, que variam de branco a castanho e com textura de papel, são suspensos na teia. Apenas entre uma a doze crias sobrevivem após a incubação porque comem umas às outras. As aranhas nascem brancas amareladas. Ficam mais pretas e com várias manchas vermelhas e brancas cada vez que ocorre a muda do exoesqueleto (cobertura exterior), expondo um novo por baixo para se adaptar ao crescimento.

As viúvas-negras atraem insetos, apanhando baratas, grilos e escaravelhos, nas suas teias pegajosas, construídas em três níveis. A aranha faz então pequenas punções no corpo da vítima e injeta veneno. Este leva de 1 a 2 horas para fazer efeito, enquanto a aranha descansa. Injeta então sucos digestivos e suga o conteúdo fluido. As viúvas-negras também se alimentam de outras aranhas e centopeias e, em locais quentes e secos, de escorpiões. A fêmea evita a luz e tende a caçar presas à noite.

                                       Fig.3 - Viúva-negra preparando-se para sugar o
                                                          conteúdo líquido de um gafanhoto.

As espécies de viúva-negra estão largamente distribuídas e pouco provavelmente não se extinguirão. Apenas a viúva-negra europeia está ameaçada, uma vez que seus hábitats costeiros no sul da Europa estão sendo perturbados devido ao turismo.

As viúvas-negras vivem nas regiões quentes do mundo, nos desertos dos EUA, bem como no México e Panamá. Podem ser encontradas debaixo de pedras, saliências e plantas.

Mito ou Fato

É mito que a fêmea da viúva-negra coma sempre seu pequeno parceiro. Isto raramente acontece na natureza, porém há registros de que tenha acontecido em cativeiro.
A viúva-negra evita ficar presa na sua própria teia com um óleo especial que cobre as suas patas. Por seu tamanho, forma e cor, ela é conhecida também como aranha botão de sapato, aranha jóquei e aranha ampulheta.



Referências: Coleção: O Fascinante Mundo Animal; Editora Duetto ( 2008 - 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...