terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Regra do Octeto: conceitos gerais

Conceitos necessários a uma melhor compreensão deste artigo estão listados a seguir.
• Distribuição eletrônica;
• Classificação Periódica dos Elementos;


====================================================

Concordo com Kotz e Treichel Jr. (2002) quando colocam que a regra do octeto é mais uma orientação útil do que uma regra, pois ela se aplica, sem fazer o uso de exceções, à menos da metade dos elementos químicos presentes na tabela periódica. Dessa forma, ela apresenta mais exceções do que elementos que a seguem. Mas, como dito acima, ela é uma orientação útil.

Podemos enunciar esta regra da seguinte forma:


A regra do octeto estabelece que um átomo tende a ganhar, perder ou compartilhar elétrons afim de conter oito elétrons em sua camada de valência, apresentando no final uma configuração eletrônica ns2 np6.



Essa regra teve origem na observação da configuração dos gases nobres (família VIII A, ou mais atual, 18, da Classificação Periódica). Com exceção do hélio, todos os outros gases nobres apresentam oito elétrons na camada de valência – daí, regra do octeto. Os gases nobres receberam este nome, devido a sua pouca ou praticamente nenhuma reatividade – dependendo do elemento químico em questão -, assim como a nobreza, eles tendem a permanecer sozinhos. Não digo sozinhos no sentido de isolados de todos os outros elementos, pois é claro que podemos encontrar misturas nas quais estes elementos estão presentes, mas no sentido de não formarem ligação com outros elementos.

Os gases nobres existem na natureza, em sua grande maioria, como átomos isolados e estáveis, por exemplo, o gás hélio é formado por átomos de hélio (He), assim como o gás neônio é formado por átomos de neônio (Ne), já o gás hidrogênio é formado por moléculas formadas por dois átomos de hidrogênio cada uma (H2), tal qual o gás cloro, formado por moléculas formadas por dois átomos de cloro cada uma (Cl2).


Será que você notou algo estranho nos exemplos que citei, em relação ao que já discuti sobre a regra do octeto?

O elemento químico hélio, apresenta apenas dois elétrons em sua camada de valência.


Embora o hélio apresente apenas dois elétrons em sua camada de valência, ele é o mais estável de todos os gases nobres. Ele é a primeira de uma série de exceções a regra do octeto. Os átomos de hidrogênio, lítio e boro, são exceções assim como o hélio, e estes, tendem a estabilizar segundo a configuração do hélio, ou seja, com dois elétrons em sua camada de valência.
 
Essa regra funciona bem, até certo ponto, apenas com os elementos das famílias IA e IIA e, com os ametais. Os ametais, apesar de seguirem esta regra, possuem elementos capazes de expandir a regra do octeto, ou seja, de estabilizar com mais de oito elétrons na camada de valência.

Está achando complicado?
Isso se deve ao monte de exceções, a esta regra, que existem...
Mas não se preocupe, pois não é tão difícil quanto parece!

Existe uma teoria, para explicar a expansão da regra do octeto, mas esta está em outro artigo.


====================================================
 
COMO CITAR ESTE ARTIGO:



SALVADOR, Érica de Liandra. Regra do Octeto: conceitos gerais. Infinito e Diverso [online]. São Paulo: 2011. Disponível em: <http://infinito-e-diverso-els.blogspot.com/2011/01/regra-do-octeto-conceitos-gerais.html>. Acesso em: (colocar aqui a data em que você acessou este artigo, no formato: dia mês ano. Abrevie o mês. Exemplo: 4 jan. 2011).


====================================================
 
Disponível em arquivo .pdf
 
====================================================

REFERÊNCIAS



BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química Geral. Trad. Cristina Maria Pereira dos Santos, Roberto de Barros Faria. v. 1. Ed. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 410 p.


RUSSELL, John Blair. Química Geral. Trad. Maria Elizabeth Brotto, et al. v. 1. Ed. 2. São Paulo: Makron Books, 2004.


KOTZ, John C.; TREICHEL JR., Paul. Química e reações químicas. Trad. José Alberto Portela Bonapace, Oswaldo Esteves Barcia. v. 1. Ed. 4. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 538 p.


====================================================
 
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 02/03/2013 - 19h30min.
 
====================================================

5 comentários:

  1. Encontrei essa tabela periódica em inglês:
    http://periodic.lanl.gov/default.htm

    ResponderExcluir
  2. Jaime, obrigada pela indicação desta tabela periódica!

    Quem quiser conferir, é bem interessante, ela traz não apenas os dados comuns à uma tabela periódica, mas outras informações referentes aos elementos químicos (...)

    ResponderExcluir
  3. No blog do prof Jaime também tem algo sobre distribuição eletrônica, nesse arquivo do Excel.

    http://www.4shared.com/document/JQD9b9Yk/Distribuicao_eletronica_2.html

    ResponderExcluir
  4. Sim Tricolor, o site do Jaime traz informações sobre ligação química, exatamente no post que ele disponibiliza esse arquivo.
    Certo dia disse a ele que se eu soubesse tanto de excel quanto ele, faria uma tabela automática de distribuição eletrônica para disponibilizar aos meus alunos, então, voilà! Ele elaborou essa planilha e me mostrou.
    Indiquei-a em outro blog, que estou para tirar do ar, mas não a havia indicado nesse ainda.
    O blog do Jaime é muito interessante e traz muitas animações que com certeza, gostaria de um dia poder fazer também! E, depois que ele aprendeu a utilizar o Geogebra, suas animações ficaram ainda melhores.

    ResponderExcluir
  5. Sim, Érica.
    Tem muito arquivo lá.

    Uma menos elaborada, mas não dele.
    http://chair.pa.msu.edu/applets/period/a.htm

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...