terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ligações Químicas

Ligação química é um tipo de interação que ocorre entre elementos químicos. Essa interação é medida através da força de atração entre os átomos, sendo assim, podemos denominar a ligação química como uma força entre dois átomos, suficientemente grande, para mantê-los unidos em uma molécula, agrupamentos de átomos ou sólidos iônicos.


Mas de onde vem essa força que mantém os átomos unidos?

Primeiro, há a necessidade de se compreender que na natureza tudo busca a estabilidade, ou seja, o equilíbrio. É a procura desse equilíbrio que proporciona a ligação química e outros inúmeros fenômenos em nosso universo.



Existem diversos tipos de forças relacionadas entre átomos e outras estruturas micro e macrométricas, contudo, as ligações químicas são as maiores forças de atração que ocorrem entre elementos químicos. A intensidade da força dessa intrigante interação chamada de ligação química varia de acordo com o tipo de ligação e elementos químicos envolvidos.

Os tipos de ligação química são basicamente três: ligação iônica, ligação covalente e ligação metálica.

As ligações químicas ocorrem sempre liberando energia, ou seja, uma quando dois átomos se ligam a soma da energia do sistema composto por eles, será sempre menor que a soma da energia destes mesmos dois átomos antes da ocorrência da ligação entre eles. Por esse motivo, a quebra de uma ligação química está sempre dependente do fornecimento de energia suficiente para quebrá-la.

As teorias e compreensão de como a ligação química ocorre tem evoluído concomitantemente com a evolução dos modelos atômicos e, embora, hoje, a ciência caminhe no campo da mecânica quântica, ainda utilizam-se teorias anteriores a ela para explicar as ligações químicas, mais pela simplicidade dos modelos, que diversas vezes facilitam a discussão e previsão de fenômenos.

Para compreender melhor as teorias de cada tipo de ligação química se faz necessário a compreensão dos assuntos listados a seguir.

• Modelos atômicos;
• Estrutura de Lewis;
• Distribuição eletrônica;
• Propriedades periódicas;
• NOX (Número de oxidação);
• Fundamentos da Energia;
• Nomenclatura.

================================================

Este artigo encontra-se, também, disponível em pdf.

=================================================


COMO CITAR ESTE ARTIGO:



SALVADOR, Érica de Liandra. Ligações Químicas. Infinito e Diverso [online]. São Paulo: 2011. Disponível em: <http://infinito-e-diverso-els.blogspot.com/2011/01/ligacoes-quimicas.html>. Acesso em: (colocar aqui a data em que você acessou este arquivo, no formato: dia mês ano. Abrevie o mês. Exemplo: 4 jan. 2011).


================================================
 
REFERÊNCIAS



ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Trad. Ricardo Bicca de Alencastro. Ed. 3. Porto Alegre: Bookman, 2006. 968 p.

BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química Geral. Trad. Cristina Maria Pereira dos Santos, Roberto de Barros Faria. v. 1. Ed. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 410 p.

LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. Trad. Henrique E. Toma, Koiti Araki, Reginaldo C. Rocha. Ed. 5. São Paulo: Edgard Blücher, 1999. 527 p.

RUSSELL, John Blair. Química Geral. Trad. Maria Elizabeth Brotto, et al. v. 1. Ed. 2. São Paulo: Makron Books, 2004.


================================================
 
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 04/01/11 - 21h40min.
 
================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...