quinta-feira, 14 de julho de 2011

Como funciona uma bolsa térmica?

Seu joelho dói por que você jogou muito tênis? Suas mãos ou seus pés ficam frios depois de esquiar? Use então uma bolsa térmica fria ou quente.

Como elas funcionam?

Bolsas térmicas frias geralmente contêm o sal nitrato de amônio (NH4NO3) e água em dois sacos separados. Quando o saco interno, que contém água, é rompido, o nitrato de amônio, que é rapidamente solúvel em água se dissolve. Porém, o processo de dissolução é fortemente endotérmico, e o calor é transferido do ambiente (seu cotovelo) para o sistema ( o sal dissolvendo).


                  Bolsas térmicas frias absorvem calor quando o nitrato de amônio se dissolve em água.                 


Uma reação endotérmica é uma reação que absorve energia, por isso, tem o sinal positivo.

Uma reação exotérmica é uma reação que libera energia, por isso, tem o sinal negativo.

Existe uma variedade de bolsas quentes. Analisemos, inicialmente, uma que utiliza acetato de sódio (NaCH3CO2). Quando o sal cristaliza em água (solução aquosa), o calor é liberado e transferido para o ambiente.


       Bolsa térmica quente que funciona através do calor desprendido durante cristalização do acetato de sódio. 
      

Outro tipo de bolsa quente usa uma reação de oxi-redução.

      

Esta reação é fortemente exotérmica e permite aquecer a mão, mantendo-se uma temperatura de 57°C a 69°C, durante várias horas se o fluxo de oxigênio é restringido, do mesmo modo como podemos manter a mão aquecida quando ela está no bolso ou estamos usando uma luva.




Referências: Química e Reações Químicas; KOTZ, John C., TREICHEL JR, Paul; 4ª Edição; 2º volume; Rio de Janeiro; Editora LTC; 2002

4 comentários:

  1. Bastante esclarecedor. Adorei a abordagem que você utilizou e o modo que iniciou o assunto falando sobre joelho e etc...
    Realmente você tem uma maneira ótima de passar o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber pq n voltou a cristalizar depois d ter esfriado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque para cristalizar é necessário calor (atritando a peça de metal no interior da bolsa). O mergulho em água fervente reverte a reação. Ao final de cada processo o produto volta a temperatura ambiente, para um novo procedimento.

      Excluir
  3. Existe bolsa que faz a reação contrária? E qual é o funcionamento?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...