quinta-feira, 21 de julho de 2011

Naja Indiana

Fig. 1 - Naja ou Cobra capelo indiana.



Ordem: Squamata
Época acasalamento: janeiro e põe ovos em abril
Família: Elapidae
Período de gestação: 60 – 90 dias
Gênero: Ophiophagus
Número de ovos: 20 – 40
Espécie:Ophiophagus hannah
Dieta: cobras, lagartos, sapos, ratos etc.
Comprimento: 3 – 5 metros
Longevidade: 20 anos





A naja ou cobra capelo indiana quando está em posição de ataque pode empinar seu corpo a 1,5 m do chão, assobiando, oscilando e ostentando o seu “capuz”. A mais longa cobra venenosa do mundo é capaz de fazer investidas rápidas a distâncias de 2 m com uma dentada tóxica que pode matar um elefante. Raramente ataca humanos, depredando outras cobras no seu lar da selva.

                                           Fig. 2 - Cobra capelo em posição de ataque.          


De forma pouco usual para as cobras, as capelo indianas caçam de dia. Especializam-se na caça de outras cobras que matam com uma dentada venenosa. Depredando principalmente cobras não venenosas, a cobra capelo também ataca cobras menores e kraits. Detecta suas presas por meio de visão e olfato, esticando a língua para saborear o ar (ela coloca sua língua para fora para detectar as moléculas de sua caça no ar). À medida que a língua se enrola de novo para dentro da boca, passa sobre o órgão de Jacobson que analisa o cheiro. Quando ela morde, seu veneno atua no sistema nervoso da vítima, paralisando os músculos respiratórios.
Apesar de seu tamanho e reputação, a cobra capelo prefere fugir em vez de atacar. Ocasionalmente, ataca sem ter sido provocada; mas, geralmente, ataca apenas quando encurralada, quando alguém ou algo se aventura demasiado perto do seu ninho ou quando é pisada.

                               Fig. 3.

Essa cobra move-se para a sua posição vertical dominadora quando é ameaçada ou quando quer ver acima da vegetação alta. Uma espécie inteligente é por vezes encontrada perto da água e é boa nadadora. A cobra capelo muda a sua pele de quatro a seis vezes por ano durante um ciclo de duas semanas: bebe muita água para ajudar a separar a pele velha da nova que está por baixo e esfrega-se contra arestas ásperas para iniciar o processo de descamação. A cobra também muda os seus dentes e língua.


                           Fig. 4 - Esquema de cobra realizando a muda.         

Durante a época de acasalamento, quando dois parceiros se cruzam com a mesma fêmea, lutam entrelaçando os pescoços. O vencedor fricciona o queixo pelo corpo da fêmea, preparando o acasalamento. Uma das poucas cobras a construir um ninho para pôr seus ovos, a fêmea capelo junta folhas, paus e terra para formar um amontoado. Nele faz um buraco central, onde põe seus ovos, cobre-os e faz um segundo buraco onde ela deita em cima. O macho e a fêmea ficam juntos durante esse tempo, guardam os ovos, apenas deixando o ninho quando estão prestes a chocar. As  crias emergem com uma dentada tão mortífera como a de uma adulto.

                            Fig. 5 - Cobra capelo e seu ovo sendo chocado embaixo de folhas.        

A cobra capelo está ameaçada devido ao desaparecimento do seu hábitat. Com a diminuição das florestas e o aumento das populações humanas, está sendo forçada a ter contato com as pessoas e é geralmente morta assim que é avistada. A cobra capelo também é caçada como alimento e para uso em pesquisas tradicionais.

O soro para combater o veneno letal desta cobra pode ser feito retirando-se uma dose não letal dos dentes de uma cobra viva e injetando-o em um cavalo saudável. Quando o cavalo desenvolve antitoxinas, o seu sangue é removido da veia jugular. As antitoxinas são separadas e armazenadas como antiveneno, que pode ser usado como antídoto para o veneno da cobra. O veneno da cobra contribuiu para a saúde humana: foi usado para desenvolver medicamentos que aliviam a dor na artrite.

                            Fig. 6 - Esquema da cobra capelo e informações adicionais.                       

Referências


Coleção: O Fascinante Mundo Animal; Editora Duetto (2008 - 2011)

Coleção: Os Bichos; Nova Cultural 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...