quinta-feira, 2 de maio de 2013

Arquivos nas Nuvens


Imagine a seguinte situação: você está trabalhando em algo muito importante em seu computador, já faz dias que você está desenvolvendo os seu projeto, várias e várias horas de dedicação e finalmente, você está acabando, e bem a tempo, pois o seu prazo está se esgotando e você tem que entregar/apresentar seu projeto/trabalho, mas não tem backup nenhum; ou ainda, você fez aquela super viagem, e tirou muitas fotos e baixou elas para o seu computador, apagou da câmera e não fez backup. Imaginou?! Agora imagine só, se o seu computador simplesmente deixa de funcionar e te diz adeus! Pensou no seu desespero?! Se não, acredite, não é nada legal! E ter seus arquivos nas nuvens pode te livrar deste tipo de situação.

Eu acho fundamental termos backup de tudo o que produzimos no computador, e além da utilização de HDs externas, outras formas de mídia, as nuvens são uma ótima saída para quem não pode contar com os tradicionais meios de backup. Mais que isso, elas fornecem um backup simultâneo de todo o conteúdo salvo dentro de seus diretórios, e dessa forma, caso seu computador venha a dizer adeus para você, os seus arquivos continuam disponíveis e você ainda pode acessá-los de qualquer computador conectado na internet, basta logar no site e pronto!

Outra grande vantagem de arquivos nas nuvens é a possibilidade de compartilhar arquivos de maneira rápida e fácil, permitindo ou não que outro usuário, altere algo em seu arquivo, tendo a opção de torna-lo público, privado ou limitado.

Hoje existem diversos aplicativos que disponibilizam esse serviço, e muito são gratuitos, até um certo limite de espaço e de utilidades.

Eu testei quatro: Dropbox, 4Sync, Google Drive e SkyDrive.


Entre esses o que eu mais gosto e utilizo é o Dropbox, o espaço disponibilizado gratuitamente varia de 2 à 16 GB. Você inicia com o mínimo de espaço e conforme você vai convidando amigos e realizando outras etapas simples, seu espaço vai aumentando até o limite de 16 GB (pelo menos até agora, quando eu comecei o limite era 8 GB). Eu gosto dele, pois ele é o mais estável no computador, dificilmente ocorre algum problema, pra falar a verdade, ele travou uma única vez desde que comecei a usar (já o utilizo há cerca de dois anos) mas vale ressaltar que quando ele travou meu note estava um lixo...

Quer tentar utilizar este aplicativo, clique aqui, faça seu cadastro e instale o aplicativo, em seu computador, tablet, celular, ... (vc pode instalar em quantos dispositivos quiser)



Este oferece 15 GB desde o início. Também é um aplicativo estável, não tanto quanto o Dropbox, mas funciona muito bem e também disponibiliza várias das ferramentas do Dropbox. Se você já tem conta no 4Shared basta habilitar o 4Sync.

Quer tentar utilizar este aplicativo, clique aqui, faça seu cadastro e instale o aplicativo, em seu computador.




Ele oferece 5 GB de espaço, mas o aplicativo é pouco estável, basta uma oscilação da internet pra ele travar, nada que faça você perder os seus arquivos, mas é irritante vc ter que reiniciar o aplicativos toda vez que isso acontece. Porque eu uso ele então? Bom a vantagem dele está nas ferramentas de visualização de arquivos que ele oferece tanto para você visualizar facilmente seus arquivos na internet, mesmo em um computador sem adobe ou word, quanto para os internautas com os quais você venha a compartilhar arquivos. E como ele é da Google, ele está integrado com os demais serviços prestados por ela. Ele já está disponível para quem tem conta na Google, mas é necessário habilitar.

Quer tentar utilizar este aplicativo, clique aqui, faça seu cadastro e instale o aplicativo, em seu computador.



Ele oferece 7 GB de espaço e é o que eu menos utilizo e por isso é o que eu posso expressar menos a minha opinião, mas sei que ele funciona muito bem com o programa OneNote (que é ótimo para quem tem portáteis com tela touch) de forma que tudo o que você inclui nesse aplicativo, você pode habilitar para a nuvem facilmente. O mesmo ocorre com os demais programas do Office. E como ele é da Microsoft, também oferece uma integração com o perfil do Outlook (antigo Hotmail). Ele já está disponível para quem tem conta no Outlook.

Quer tentar utilizar este aplicativo e ainda não tem uma conta no Outlook (serve o antigo hotmail), clique aqui, faça seu cadastro e instale o aplicativo, em seu computador.


Existem outros aplicativos que disponibilizam espaços nas nuvens, basta dar uma vasculhada na internet. Se tiver algum para recomendar, deixe nos comentários e descreva o que achou do aplicativo.


Erica

2 comentários:

  1. Para quem precisa de mais espaço grátis Ganhe 50GB de armazenamento na nuvem para guardar seus arquivos com segurança nuca mais vai perder seus arquivos,
    pode experimentar o COPY, esse novo serviço esta oferecendo 5GB iniciais e mais 5GB por cada indicação,
    ficando fácil passar dos 50GB grátis e definitivos, sem limites definidos, enquanto o DROPBOX oferece 2GB iniciais e somente 500MB por indicação,
    com um limite de 16GB; no restante a utilização do COPY e muito parecida com o DROPBOX, vale a pena experimentar,
    use esse link. https://copy.com?r=nMD2VO e já receba 15GB para começar.
    melhores-ferramentas-para-guardar-seus-arquivos-nas-nuvens.OBS:depois do cadastro fazer verificação de e-mail e instalar App aplicatinavo no PC.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...