segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Prevendo as cargas dos íons


Prevendo as cargas dos íons

Muitos átomos ganham ou perdem elétrons para que fiquem com o mesmo número de elétrons do gás nobre mais próximo deles na tabela periódica. Os membros da família dos gases nobres são quimicamente muito pouco reativos e formam pouquíssimos compostos.

Podemos deduzir que isso se deve aos arranjos de seus elétrons serem muito estáveis. Por exemplo, a perda de um elétron do átomo de sódio deixa-o com o mesmo número de elétrons do átomo neutro do neônio (número atômico 10). Igualmente, quando um cloro ganha um elétron, ele fica com 18, como o argônio (número atômico 18).

A tabela periódica é muito útil para lembrar as cargas dos íons, especialmente daqueles elementos à esquerda e à direita da tabela. Pode-se verificar na figura abaixo, as cargas desses íons relacionam-se de uma maneira muito fácil com suas posições na tabela periódica.

Do lado esquerdo da tabela periódica, por exemplo, os elementos do grupo 1A (os metais alcalinos) formam íons 1+, e os elementos do grupo 2A (os metais alcalinos terrosos) íons 2+. Do lado direito da tabela periódica, os elementos do grupo 7A (os halogênios) formam íons 1-, e os elementos do grupo 6A, os íons 2- e os elementos do grupo 5A, os íons de carga 3-.


O elemento boro, embora faça parte da família 3A não fará ligações iônicas devido ao fato de ser considerado um semi-metal, lembrando que uma ligação iônica é formada pela atração entre íons de carga positiva (cátions) que são os metais e os íons de carga negativa (ânions) que são os ametais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...