quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Animais que não deveriam existir

Em 1798, após o 1° contato com o ornitorrinco, os ingleses enviaram ao seu país uma imagem do animal e também sua pelagem.
George Shaw, zoólogo e botânico inglês, desconfiou de uma trama. Para Robert Knox, o ornitorrinco era resultado de uma montagem feita por um taxidermista asiático. Então concluíram que algum farsante havia costurado um bico de pato no corpo de um animal semelhante ao castor.
Recentemente, Richard Wilson do Centro de Genoma da University of Washington, o Ornithorhynchus anatinus de Banks foi reinterpretado como uma curiosa montagem por parte da natureza. O ornitorrinco apresenta características de réptil, mamífero e ave.

Outras criaturas podem ter sido inventadas como o monstro de Loch Ness, Escócia. O lago é um antigo mar capturado por lentos movimentos geológicos. Com 37 km de comprimento e 230 m de profundidade, ele apresenta várias cavernas inexploradas. Essas formações podem abrigar uma criatura remanescente do período Cretáceo (período no qual os dinossauros deixaram de existir).
Nessie (como é chamado) foi pela primeira vez citado em 565 por um missionário irlandês. Números de aparições de Nessie no século XX, no lago 250, em terra firme30.
Diz-se que a criptozoologia (estudo de espécies lendárias) é uma farsa como a astrologia. Porém como explicar as aparições da lula gigante, dragão de Komodo além do ornitorrinco, que já foram questionados por sua existência.
O que permite a perturbadora existência de ornitorrincos, mas veta a presença de dinossauros já extintos aos seus antigos domínios, quando os humanos eram uma fraca possibilidade no futuro?
                                 Fig.1 - Ornitorrinco


Referências: CAPOZZOLI, Ulisses; Scientific American Brasil; Editora Duetto; Ano 9. n° 105; fevereiro de 2011.

Postagens relacionadas:
Ornitorrincos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...