quinta-feira, 17 de março de 2011

Os Botões de Napoleão

[Indicação de Livro]




Acredito que muitos já ouviram falar desse livro e que muitos, também já o tenham lido, mas esse post destina-se a indicá-lo a todos os que ainda não o leram, e um local pra trocar informações, dúvidas e/ou outros tópicos relacionados a este livro.


Em minha opinião, os autores desse livro, Penny Le Couteur e Jay Burreson, conseguiram de forma impressionante transformar tópicos de química, farmacologia, história etc, em um texto não apenas fácil, mas gostoso de ler.

Concordo com os autores, quando dizem na Introdução que não há a necessidade de se ter conhecimentos químicos para ler este livro, e embora eles façam uma pequena introdução aos conceitos químicos presentes no livro, não há a necessidade de se conhecer cálculos e fórmulas químicas para ser capaz de ler e compreender este livro, e ao mesmo tempo, ele vem sendo utilizado como referência em trabalhos acadêmicos e servido de guia para professores, tanto de ensino fundamental e médio, quanto de graduação e quem sabe, de pós-graduação.


Quem não tem o mínimo conhecimento químico, irá se encantar pela forma que o autor escreve sobre as descobertas, assim como a importância delas. Professores, amantes da ciência, amantes de história e curiosos irão encontrar nele um passa tempo gostoso e com certeza aproveitarão a leitura.


Não vou publicar aqui, um comentário sobre cada capítulo do livro, mas segue os títulos de cada um, e cabe a você leitor, tentar imaginar sobre o que cada um fala e verificar se o que pensou confere com o que eles escreveram.




 
Deixo os comentários desse post, como um espaço aberto pra discussão sobre tópicos desse livro.


Espero que gostem da leitura! E se gostarem, postem um comentário, e se, não gostarem, postem também! Peço apenas, que em ambos os casos, o respeito mutuo para com a opinião do outro prevaleça, e que justifiquem seus pontos de vista.

Um abraço à todos!
Boa Leitura!


Referência Completa do Livro:

LE COUTEUR, Penny; BURRESON, Jay. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. 343 p. ISBN: 978-85-7110924-7.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...