segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Indigóides


O artigo postado a seguir é parte de uma Monografia elaborada pela autora desse blog para a obtenção do título de especialista em Química [lato sensu].

==============================


Os corantes indigóides são considerados os mais antigos, pois foram utilizados por mais de cinco mil anos para o tingimento de lã, linho e algodão (HUNGER, 2003 apud GOMES, 2009).
Possuem uma estrutura molecular complexa, o que o torna mais estável quimicamente e mais resistente aos processos de biodegradação e de remoção mais comumente utilizados para tratamento de efluentes (CHAVES, 2008). O corante índigo carmim (Figura 04) é o único corante desta classe permitido no Brasil, para utilização no setor alimentício (PAVANELLI, 2010).







Figura 04 – Índigo Carmim
Fonte: PAVANELLI (2010).


 
REFERÊNCIAS



CHAVES, Karina Oliveira et al . Adsorption of indigo carmine on dead biomass of aspergillus niger. Eng. Sanit. Ambient., Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, Dec. 2008. Disponível em: . Acesso em 12 out. 2010.

GOMES, Luciano. Degradação eletroquímica do corante têxtil Alaranjado Remazol 3R utilizando diferentes eletrodos. 2009. 149 f. Tese (Doutorado) Instituto de Química – Universidade de São Paulo, São Carlos.

PAVANELLI, Sérgio Pinton. Degradação de corantes da indústria alimentícia por processos oxidativos e redutivos: monitoramento por espectrometria de massas com ionização electrospray (ESI-MS). 2010 - 101 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Química. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2010.

OBSERVAÇÕES:

Clique aqui para acessar a referência da monografia e um link que disponibiliza a versão completa da mesma, assim como outras informações...


Está disponibilizado, neste post, apenas as referências utilizadas na elaboração desta parte do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...