quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O que se deve tomar em uma indisposição estomacal? x Estequiometria

[Para um entendimento completo da postagem abaixo, leia também: Acidez estomacal]




Podemos verificar como a estequiometria está ligada a tudo que nos cerca. Como exemplo, vamos demonstrar como a estequiometria pode estar relacionada com uma indisposição estomacal.

                           Fig. 1 - Caixa de Maalox (usado para problemas estomacais severos)        

Logo que os alimentos atingem nosso estômago, sucos gástricos ácidos são liberados por glândulas próximas às mucosas do estômago. A alta acidez, devido ao ácido clorídrico (HCl) dissolvido, é necessária para que a enzima pepsina consiga catalisar a digestão das proteínas do alimento. Quando você come demais ou o seu estômago é irritado por alimentos muito temperados, seu estômago reage produzindo cada vez mais ácido e você pode se sentir desconfortável. A azia é um sintoma frequente e pode ser aliviada com um antiácido. A reação do leite de magnésia é típica de muitos antiácidos.

   

Um mol de hidróxido de magnésio é necessário para remover dois mols de ácido clorídrico. Antiácidos que trabalham com o mesmo princípio são o “Amphogel” [Al(OH)3] e o “Maalox” [uma combinação de Mg(OH)2 e Al(OH)3]. No caso do hidróxido de alumínio, cada mol de Al (OH)3 consegue remover três mols de ácido.



Qual dos hidróxidos (Mg(OH)2 ou Al(OH)3) você supõe que neutraliza mais ácido por grama de hidróxido?
“Tums” e “Di-Gel” representam outro tipo de antiácido. O “ingrediente ativo” destes medicamentos é o carbonato de cálcio (CaCO3) um composto presente em quantidades enormes na terra sob a forma de conchas, corais e calcário. O carbonato de cálcio reage com ácidos produzindo água e gás carbônico, bem como um sal ácido.




A reação do carbonato de cálcio com o HCl é muito parecida com a reação que você vê quando um comprimido de  Alka-Seltzer é posto na água. Neste caso, o hidrogenocarbonato de sódio, também conhecido como bicarbonato de sódio, reage com um ácido de ocorrência natural, o ácido cítrico (C6H8O7).




Esta reação pode ser reconhecida pelo fato de ser visível o dióxido de carbono borbulhando na água.

                                Fig. 2 - Comprimido de antiácido liberando bolhas de CO2.

As reações que descrevemos representam vários tipos de reações químicas. Existe algo comum entre elas?

Se tiver interesse em saber, poste um comentário dando sua opinião. Daí publicaremos a resposta.


Referências: Química e Reações Químicas; KOTZ, John C., TREICHEL JR, Paul; 4ª Edição; 1º volume; Rio de Janeiro; Editora LTC; 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...