domingo, 21 de agosto de 2011

Escorpião Africano

Ordem: Scorpiones
Peso: 20 -25 g
Família: Buthidae
Maturidade sexual: 1 – 3 anos
Gênero: Androctonus
Época acasalamento: 2 vezes/ano
Espécie: Androctonus australis
Período de gestação: 6 meses
Unidade social: Solitário
Dieta: insetos, aranhas, vermes, molusco
Comprimento: 10 cm
Longevidade: 5 anos

                                                     Fig. 1 - Escorpião Africano.                              



No deserto, um mortífero predador com a sua cauda grossa, terminando em um ferrão enrolado sobre as suas costas e um par de grandes pinças sempre prontas, o escorpião africano dos desertos é um adversário formidável. O seu veneno foi comparado ao da cobra capelo e pode matar um adulto em apenas duas horas. Como vive perto de populações humanas, pode ter matado mais pessoas do que outra espécie de escorpião.

Esse caçador noturno é formidável, apesar da fraca visão. Fica à espera de insetos e aranhas, usando os finos pelos nas patas e corpo, bem como um par de pectinas (apêndices tipo pente no abdômen) para detectar vibrações. O escorpião agarra a presa com as pinças e tritura-a em pedaços pequenos para a ingerir e absorver. Os escorpiões extraem a maior parte do líquido que necessitam das presas, mas preferem água e necessitam dela. Podem passar longos períodos sem alimento.

Escondendo-se o dia debaixo de pedras ou em fendas naturais, o escorpião africano sai apenas de noite para caçar. Uma espécie hostil ataca e come outros escorpiões. Para mostrar agressão, levanta as suas pinças e arqueia a sua cauda. Produz um som de “ronronar” ou de “estridulação”, como o guizo de uma cobra cascavel. Para conservar energia quando a comida escasseia, esse escorpião reduz o seu metabolismo. Pode sobreviver a temperaturas abaixo do congelamento, ou aguentar o calor do deserto. Se aquecer demais, sobe o corpo para permitir a circulação de ar e o arrefecimento.

Quando dois escorpiões se encontram, geralmente lutam até a morte, o que faz do acasalamento um negócio arriscado. Para impedir ferroadas letais durante o acasalamento, macho e fêmea agarram nas pinças um do outro. Eventualmente, o macho deposita um “pacote” de esperma no solo e manobra a sua parceira por cima dele. Ganchos no pacote prendem-se à abertura genital da fêmea. Uma vez fertilizados, os ovos desenvolvem-se em embriões dentro do corpo da fêmea. O período de gestação de seis meses é longo quando comparado com a longevidade de cinco anos do escorpião. As crias nascem como versões miniaturas dos seus progenitores, mas com pele esbranquiçada. Sobem para as costas da mãe, ficando aí durante duas semanas até serem fortes para caçar suas presas.


                                      Fig. 2 - Fêmea do escorpião com filhotes nas costas.

O escorpião africano apena se torna agressivo quando ameaçado. O veneno é injetado através de um espinho no extremo da cauda, alimentado pelas duas glândulas de veneno na base da cauda. Paralisa o coração e sistema respiratório da vítima.

Uma vez que o escorpião tende a habitar locais próximos a populações humanas, frequentemente áreas pobres, os encontros fatais são relativamente comuns, especialmente com crianças.

O escorpião africano encontra-se nas áreas secas e desérticas do norte da África e do Oriente Médio. Prefere solos rochosos e áridos, e regiões montanhosas. Evita áreas costeiras e úmidas. 




Referências

Coleção: O Fascinante Mundo Animal; Editora Duetto (2008 - 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...