sexta-feira, 29 de junho de 2012

Camaleão de Jackson


Camaleão de Jackson



Ordem: Squamata
Maturidade sexual: 9 – 10 meses
Família: Chamaeleonidae
Período de gestação: 190 dias
Gênero: Chamaeleo
Número de crias: até 50
Espécie: Chamaeleo jacksoni
Intervalo de procriação: 6 – 12 meses
Unidade social: individual
Dieta: principalmente insetos
Comprimento: 20 – 30 cm
Longevidade: 2 – 3 anos


Três chifres em sua cabeça fazem o macho dessa espécie parecer um pequeno dinossauro triceratope. Mas essa não é a única característica distintiva do camaleão de Jackson. Camufla-se alterando sua cor, captura a presa com a sua rápida língua e fica alerta ao perigo, graças aos olhos que se movem independentemente. Essas características únicas fizeram desse camaleão um alvo popular para a indústria de animais de estimação.
Devido aos seus movimentos lentos, o camaleão de Jackson é um alvo fácil para os predadores. Quando ameaçado, tenta escapar trepando erraticamente em uma árvore, achatando o seu corpo para parecer maior. Se encurralado, produz um silvo ameaçador e, como último recurso, finge-se de morto – deita-se de lado e põe a língua de fora, mudando para uma cor castanho-claro. As mudanças de cor podem ser provocadas por excitação, acasalamento, competição entre machos ou quando o camaleão experimenta alterações de temperatura e luminosidade. Depois de apanhar o sol matinal, os camaleões caçam. Os machos são territoriais e lutam usando os seus chifres como armas. Empurram-se e atiram o adversário dos galhos.



Geralmente os animais machos encontram uma parceira quer cortejando a fêmea ou desafiando rivais. O camaleão de Jackson usa outra estratégia: encurrala a parceira escolhida e acasala antes que ela possa fugir. Se a fêmea avista um macho aproximando-se, ataca-o e tenta afastá-lo. Depois de várias rejeições, ele simplesmente perde o interesse e vaia procura de uma nova parceira. Durante o acasalamento, ambos ficam imóveis por pelo menos quinze minutos. A fêmea dá à luz várias crias, que nascem isoladamente em um galho, dentro de um saco embrionário fino e pegajoso. Rapidamente se libertam e conseguem andar e trepar. Eles nascem castanho-claros, mas tornam-se verdes em quatro meses.

                            Filhote de camaleão de Jackson nas costas de um macho adulto.

Os camaleões alimentam-se de insetos, mas podem fazer parte de sua alimentação aves e lagartos. Como outros répteis, o camaleão lança sua longa língua de ponta pegajosa. Mas, de forma única, quando a língua toca na presa, muda de forma, formando uma espécie de almofada de sucção na extremidade que aumenta a eficácia do muco viscoso. Depois, o músculo da língua contrai, puxa essa estrutura e a presa para dentro da boca. Isso acontece em uma fração de segundo, sem que a presa possa escapar. Os olhos do camaleão dão-lhe vantagem quando ele está caçando: rodam independentemente até 180°. Os camaleões bebem apanhando gotas de folhas ou que caem durante a chuva intensa.

 A língua do camaleão de Jackson pode estender-se até 1 1/2 vez o comprimento do seu corpo, lançndo-se a grandes velocidades para apanhar a sua presa.

Referências: Coleção: O Fascinante Mundo Animal; Editora Duetto ( 2008 - 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...