Páginas

sábado, 5 de março de 2011

Bacillus subtilis

O artigo a seguir, é uma parte da monografia elaborada por mim, para a obtenção do título de Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas.

===========================

O Bacillus subtilis é classificado como gram-positivo e não é patogênico (REQUEJO, 1997). É bastante conhecido por servir decontrole de qualidade em testes de esterilização pelo óxido de eteno e a vapor, pois são capazes, devido a sua capacidade de produzir esporos, de sobreviver a condições muito adversas de dessecação, temperatura, pH etc. (TRABULSI, 2002).



Fotografia 1 – Bacillus subtilis visto ao microscópio óptico com aumento de 1000 vezes corados com o método de coloração de Gram
Fonte: MORETTI, 2007
Nota: O método de coloração de gram está descrito no anexo I.


Fotografia 2 – Bacillus subtilis visto ao microscópio eletrônico
Fonte – KALÁB, 2007


REFERÊNCIAS

KALÁB, Miloslav. Foods under the microscope. 2007. Disponível em: < http://www.magma.ca/~scimat/>. Acesso em: 19 fevereiro 2008.

MORETTI, Paulo E. Microbiologia, Fundamentos e Aplicações - Métodos em Microbiologia – Coloração de Gram. Americana: 2007. Disponível em: <http://www.fam.br/microrganismos/metodo_coloracao_de_gram.htm>. Acesso em: 19 fevereiro 2008.

REQUEJO, Henry I. Z. Comportamento imunológico das vacinas anti-meningocócicas. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 4, p. 402-416, agosto 1997.

TRABULSI, Luiz Rachid et al. Microbiologia. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2002. 586 p.


OBSERVAÇÕES

Não vou disponibilizar esta monografia na íntegra, como fiz com a monografia “Desdobrando características e propriedades apresentadas por azocorantes e sua utilização na fabricação de filmes nanoestruturados com aplicações ópticas” também disponível neste blog, contudo, caso alguém queira saber mais sobre o projeto desenvolvido nela, pode visitar os demais posts no blog que trazem partes dela (vide final do post) ou, caso não encontre nesses posts a parte que lhe interessa, deixe um comentário, ou envie-me um e-mail.


COMO CITAR ESTE ARTIGO (POST)

SALVADOR, Érica de Liandra. Caracterização de biossurfactante extraído de cultura de Bacillus subtilis por métodos de espectroscopia RAMAN e de Infravermelho. Trabalho de Conclusão de Curso [Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas]: Centro Universitário Fundação Santo André – FAFIL. Santo André, 2008. 52 f. Disponível em: http://infinito-e-diverso-els.blogspot.com/. Acesso em: (coloque aqui a data que você acessou o artigo).

Orientador: Ricardo Pedro (lattes)


Você poderá encontrar outras partes dessa monografia em:

Método de Coloração de Gram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário