domingo, 2 de outubro de 2011

Identificando o Fenômeno da Tensão superficial

9 - A capacidade que um líquido tem de se espalhar sobre uma superfície é chamada de "molhamento", e é o resultado de todas as interações intermoleculares possíveis quando o líquido está em contato com a superfície sólida. O espalhamento de um líquido em uma superfície é resultado das forças adesivas entre o líquido e a superfície e, quando um líquido não se espalha em uma superfície, as forças coesivas no líquido são mais importantes e mantém o líquido na forma de gotas esféricas com o mínimo contato com a superfície. 
A figura abaixo mostra três líquidos em uma superfície S, com diferentes graus de espalhamento. Considere que a superfície é vidro. Sendo os líquidos água, metanol e octano, qual deles seria mais bem representado pelas gotas A, B ou C? justifique sua resposta.



A gota A seria a do octano, pois, este hidrocarboneto não interage com o vidro, por isso,
a gota se compacta a fim de minimizar seu contato com a superfície do vidro, neste caso, às forças coesivas predominam.

A gota C seria a água, pois, a água interage fortemente com a superfície do vidro porque as moléculas da superfície do vidro podem substituir algumas das ligações de hidrogênio das moléculas de água e neste caso são as forças adesivas que predominam, por isso, a gota se espalha sobre a superfície.

A gota B seria o metanol, pois, este álcool seria o intermediário entre os dois compostos. O metanol possui um dipolo positivo e um negativo. A terminação –OH da molécula deste álcool forma ligações de hidrogênio com a superfície do vidro, porém, mais fracas do que a interação que a água realiza com a superfície do vidro, no entanto, mais fortes do que a gota composta somente por hidrocarbonetos (octano).

2 comentários:

  1. Sim, o mercúrio se porta como a lista A.
    Aguarde que estou preparando um complemento para esta questão onde vou mostrar como se comporta o mercúrio.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...