quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pontos inconsistentes da teoria atômica de Dalton

Seguem abaixo citados os pontos inconsistentes da teoria atômica de Dalton:
- Segundo Dalton, os átomos seriam permanentes e indivisíveis e não poderiam ser criados nem destruídos.
Comentário: O cientista Thomson conseguiu provar através de seus experimentos que os átomos não eram permanentes e nem indivisíveis através de seus experimentos com os raios catódicos. Sabe-se que os átomos podem ser criados, pois na tabela periódica existem pelo menos 21 elementos artificiais, os quais chegam a existir em pequenas quantidades e alguns chegam a existir em apenas frações de segundos antes de se desintegrarem.


                                                         Fig. 1 - John Dalton
                                            

- Segundo Dalton, todos os átomos de um dado elemento são idênticos em todos os aspectos.
Comentário: Sabe-se que este postulado é falho, pois existem elementos que possuem isótopos, como o hidrogênio, que possui três isótopos: hidrogênio (11H – 1 próton + 1 elétron), deutério (12H – 1 próton + 2 elétrons) e o trítio (13H – 1 próton + 3 elétrons) e tantos outros elementos que possuem isótopos como o neônio, o carbono, e outros elementos que servem para corroborar que esta teoria é falha.
- Segundo Dalton, compostos químicos são formados por átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.
Comentário: Sabe-se que este postulado está incorreto, pois existem compostos químicos que podem ser formados por apenas um único elemento, como o gás hidrogênio (H2), ou o elemento rearranjando-se de diferentes maneiras, formando o grafite, o diamante ou o fulereno (formas alotrópicas do carbono).

Atividade realizada em 2009 como atividade de Química Inorgânica no programa de Lato Sensu em Química da Pós-Graduação da Faculdades Oswaldo Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...