Você já viu óculos de sol cujas lentes escurecem sob a luz do sol e clareiam dentro de casa?
Estes óculos são fotocromáticos, e correspondem a um perfeito exemplo do Princípio de Le Chatelier em ação.
Fonte: www.transitions.com.br
Fonte: www.transitions.com.br
As lentes fotocromáticas possuem cristais de cloreto de prata (AgCl) incorporados
diretamente ao vidro. Quando a radiação ultravioleta atinge os cristais de cloreto de prata, eles escurecem. Isso ocorre quando os íons prata (Ag+) são reduzidos a prata metálica (Ag) pelos íons cloreto (Cl-), que se transformam em átomos de cloro elementar (Cl):Os milhões de átomos de prata resultantes dão uma cor escura à lente. Na reação inversa, átomos de prata se recombinam com átomos de cloro para formar AgCl e liberar energia. A reação inversa acontece porque os átomos de prata e cloro estão presos no vidro e não escapam.
Quanto maior a incidência de luz, maior o número de átomos de prata formados. O aumento da incidência de luz desloca o equilíbrio para a direita fazendo a lente escurecer. Ao entrar em um local escuro, a diminuição da incidência de luz desloca o equilíbrio para a esquerda, clareando a lente.
Se você usa óculos fotocromáticos, pode dizer que o Princípio de Le Chatelier é demonstrado bem diante de seus olhos.
Referências: M.M. Bloomfield, L.J. Stephens; Chemistry and the living organism, 6ª Ed.; New York, Wiley, 1996, p. 202.
Esse foi um dos meus artigos favoritos.
ResponderExcluirEsta postagem é bem interessante né!
ResponderExcluirPara percebermos como a Química está em tudo o que nos cerca. Quando eu via a propaganda na televisão nem imaginava como as lentes do óculos mudavam de cor, eu sabia que devia ser alguma reação química, mas não que fosse a prata e o cloro que fizessem isso ocorrer e de uma maneira que não interferisse na função da lente, que é nos deixar enxergar.
Caramba que demais!
ResponderExcluirNão fazia idéia de como acontecia isso.. muito legal *-*