Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Extinção do Rinoceronte de Java

Triste notícia vinda do Vietnã hoje: a subespécie do rinoceronte de Java (Rhinoceros sondaicus annamiticus), uma vez endêmicas ao Sudeste Asiático, foi confirmado como extinto, de acordo com a WWF International. Oficialmente não existem mais rinocerontes no Vietnã.


Esta é a segunda das três subespécies de rinocerontes de Java à serem caçados até a extinção. O primeiro, o  rinoceronte de Java indiano (R. sondaicus inermis), desapareceu há mais de um século.  Agora só o rinoceronte de Java na Indonésia (R. sondaicus sondaicus) permanece vivo, e ele pode não durar muito mais tempo também. Apenas 50 ou menos destes animais devem existir em Ujung Kulon National Park, na ilha de Java. 

                               Fig.1 - Rinoceronte de Java.                                




Todas as espécies de rinocerontes em todo o mundo estão fortemente ameaçados pela caça ilegal (por causa de seus chifres) que são vendidos por mais de US $ 30.000 cada para utilização na chamada medicina tradicional asiática, mesmo que eles não são de nenhum valor real medicinal. Há outras duas espécies de rinocerontes asiáticos: o rinoceronte indiano de chifres (Rhinoceros unicornis), onde estima-se  que cerca de 3.000 de animais ainda vivam em estado selvagem, e o rinoceronte de Sumatra criticamente em perigo (Dicerorhinus sumatrensis), que tem duas subespécies com uma população total de menos de 300 indivíduos. Uma subespécie do rinoceronte de Sumatra terceiro pode ou não existir. 

Além disso, existem duas espécies de rinoceronte Africano: o rinoceronte branco (Ceratotherium simum), que inclui o rinoceronte branco do sul (a subespécie de rinoceronte mais saudável, com mais de 17.000 animais) e o rinoceronte branco do norte, que agora deve existir  sete últimos indivíduos e o rinoceronte negro (Diceros bicornis), com três subespécies criticamente em perigo (dois dos quais são abaixo de 1.000 indivíduos) e uma subespécie quarto que foi vista pela última vez no ano de 2000, acredita-se que também esteja extinta. 

Foi confirmado agora que o último rinoceronte de Java do Vietnam (nome da subespécie é oficial) foi morto por caçadores, em abril de 2010. Na época, os cientistas estimaram que podiam haver até oito desses evasivos animais (rinocerontes raramente fotografados no Vietnã). Agora parece que a estimativa já baixa era muito otimista. A análise genética de 22 amostras de fezes coletadas por uma equipe de pesquisa do WWF em 2009 e 2010 revela que eles eram todas do único rinoceronte de Java morto por caçadores no ano passado.

"O último rinoceronte de Java do Vietnam se foi", disse Tran Thi Minh Hien, diretor do WWF-Vietnam país. "É doloroso saber que, apesar de um investimento significativo dos vietnamitas e os esforços de conservação dos rinocerontes não se conseguiu salvar esse animal único.  O Vietnam perdeu parte do seu patrimônio natural. " 

O rinoceronte de Java no Vietnã que se  pensava extinto há mais de 50 anos, foi redescoberto em 1988, quando um único animal foi morto por caçadores.

Apesar dos milhões de dólares de fundos internacionais de conservação derramado em que foi pensado para ser a última tentativa de salvar o rinoceronte de Java no Vietnam para que não entrasse em extinção foram insuficientes para proteger esses animais e que caçadores caçadores ainda buscam por seus chifres valiosos. O relatório culpa a "fraca proteção e os esforços de aplicação da lei e gestão da área protegida ineficazes" e alerta que o "Vietnam está à beira de uma crise de extinção com muitas outras espécies ameaçadas pela caça e perda de habitat."

 WWF está pedindo melhorias na fiscalização e gestão de habitats-chave "para garantir que outras espécies não compartilhem o mesmo destino que o rinoceronte de Java." Mais especificamente, disse Nick Cox, gerente do Programa da WWF sobre as espécies na região do Grande Mekong, "áreas protegidas do Vietnã necessitem patrulheiros mais bem treinados, melhor formados e que acompanhem com mais responsabilidade as áreas protegidas. " WWF pede também uma intensificação dos esforços para proteger os rinocerontes de Java, na Indonésia, antes que lá aconteça à mesma coisa que ocorreu no Vietnam.

Atualizado: Dr. Barney Long, especialista do WWF dá algumas informações sobre a espécie asiática do rinoceronte de Java, o que veio depois desta história foi publicada pela primeira vez. Aqui estão suas respostas:

Eu cobri a notícia da morte deste rinoceronte em maio do ano passado. Por que demorou tanto tempo para obter os resultados de teste genético? 

Foi um processo complicado trabalhar com material genético que é propriedade do Vietnã de modo que tivemos que passar por devido processo legal. Primeiro tivemos que obter permissão para exportar e importar todo o esterco que nós coletados durante as pesquisas rinoceronte. Em seguida, tivemos que repetir isto para o material de rinoceronte morto. Cada uma dessas amostras foram analisadas no Canadá na Universidade Queen. Os testes genéticos não são um processo rápido, especialmente em espécies como o rinoceronte de Java, espécie rara em que trabalho genético pouco tem sido conduzida. Estas análises individuais, então precisavam ser comparadas para verificar. Nós tivemos que ter certeza de que tivemos o resultado 100 por cento correta nesse assunto para podermos divulgar esta informação.

O comunicado da imprensa menciona o "investimento significativo" na conservação desta espécie. Você é capaz de liberar uma figura para quantificar isso?

Organizações de conservação internacionais têm vindo apoiar Cat Tien do Parque Nacional há muitos anos e projetos de desenvolvimento foram executados por agências internacionais de desenvolvimento em torno do parque. Além disso, o governo vietnamita tem vindo a investir no parque. Trabalho sobre a conservação de rinocerontes e Cat Tien National Park tem em curso desde 1988 em vários níveis de investimento por várias organizações.

Uma vez que esta subespécie vietnamita era tão difícil de contar ao longo dos anos, como você está confiante nas estimativas da população em Java? 

A resposta simples é que atualmente não são tão confiantes. Nossa melhor estimativa é de 27-44 indivíduos com base em armadilhas fotográficas. Não há atualmente uma pesquisa cientificamente robusta sendo projetado e pilotado, pela WWF, a Fundação Rhino International e muitos parceiros, incluindo o governo da Indonésia e da Ujung Kulon Parque Nacional de autoridade. Isso vai utilizar estudos genéticos para identificar quantos rinocerontes existem no Parque Nacional Ujung Kulon, o único lugar deixado com rinocerontes de Java.

Quando isso for concluído, vamos ter certeza dos números de animais existentes. Há alguma opinião sobre o quão comum esta subespécie pode ter sido historicamente? 

Os registros históricos mostram-nos que foi encontrado em Java e Sumatra, na Indonésia, assim como Vietnã, Camboja, Laos, Malásia, Tailândia, Mianmar, Bangladesh e Índia-NE claramente uma área muito grande, embora provavelmente era restrito a determinados habitats dentro deste área. Então, em algum ponto no passado deve ter havido muitos milhares.

Que medidas você gostaria que as pessoas a tomassem (se houver) para ajudar a proteger as subespécies restantes na Indonésia?

Todos os parceiros estão trabalhando juntos para salvar o rinoceronte de Java, na Indonésia. WWF tem uma campanha para apoiar este processo, assim como IRF. Apoio a estas organizações seria a melhor maneira de ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário