Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Equilíbrio ceto-enólico

Tautomeria é o caso particular de isomeria funcional em que dois isômeros ficam em equilíbrio dinâmico.



Os casos mais comuns de tautomeria ocorrem entre:
  • Aldeído e enol
                                            aldeído                                                        enol       
  • Cetona e enol

Um enol seria um composto cuja estrutura –OH aparece ligada a um dos átomos da ligação dupla carbono-carbono.

Na tautomeria ceto-enólica o equilíbrio encontra-se geralmente deslocado no sentido da estrutura em que o hidrogênio se encontra ligado ao átomo de carbono e não ao elemento que se encontra ligado a átomos mais eletronegativos. Existe um equilíbrio entre as duas formas (cetona e álcool), mas geralmente está mais deslocado para o lado da cetona.



Rearranjos ceto-enólicos ocorrem com grande facilidade, devido a polaridade da ligação OH (oxigênio é muito eletronegativo). O íon hidrogênio se separa com facilidade do oxigênio, com a formação de um íon híbrido; ao retornar, o íon hidrogênio (muito provavelmente outro e não o que saiu) pode se fixar no oxigênio ou no íon do carbono. Se regressar ao oxigênio, pode facilmente voltar a sair, entretanto, se regressar ao carbono, tende a se manter nele. Tem-se aqui, um exemplo da tendência de um ácido forte que desloca um ácido fraco dos seus sais.




Um comentário:

  1. Essa reação só ocorre no meio aquoso, com a formação do enol formado, posso afirmar que é um ácido forte ou fraco, porque??

    ResponderExcluir