segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O perigo das batatas verdes

Quando você ver alguma batata verde não pense que ela está verde porque ainda não ficou madura. Ela verde indica que não se deve comê-la, pois a batata contém solanina, um glicoalcalóide venenoso que possui um gosto amargo que pode causar cólicas, diarréia, arritmia cardíaca, vômitos.


                                                          Fig. 1 - batatas verdes.

Ao desenterrar uma batata que estava em fase de crescimento, ou mesmo se for exposta à
luz depois de ser desenterrada ela começa a fazer a fotossíntese que como conseqüência produzirá a clorofila e ficará por este motivo com sua superfície esverdeada; ela produz também a solanina.
A solanina só faz mal se ingerida em grandes quantidades,se você comprar uma batata com algumas partes verdes, seria prudente cortar fora e descartar as partes verdes, pois, prevenir é melhor remediar. Como a solanina fica concentrada próxima a superfície, você pode livrar-se dela descascando a batata sem dó.
Batatas enrugadas ou esponjosas também possuem solanina, desta forma se puder evitar comprá-las melhor. Brotos de batata também são ricos em solanina, principalmente quando começam a ficar verdes.
Batatas conservam-se melhor em locais escuros, secos e frescos, mas não frio demais como em geladeiras, se armazenadas na geladeira elas também produzem a bendita da solanina. No frio elas convertem parte de seu amido em açúcar, que produz um dulçor peculiar e faz com que fiquem marrons ao serem fritas.

O artigo no qual foi baseado o artigo segue: WOLKE, Robert L; O que Eisntein disse a seu cozinheiro;Jorge Zahar Editor;Rio de Janeiro,2002.

Um comentário:

  1. Essa história de verde e maduro mostra que há mecanismos naturais que marcam o tempo certo de cada evento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...